FAQ
Serviços
1 – O que faz a Saferent?
A Saferent é uma empresa especializada na gestão e rentabilização de propriedades através do alojamento local. Ajudamos os proprietários a aumentar o seu rendimento com o alojamento local, através da gestão diária das operações: anúncios e divulgação, otimização de preços e parâmetros, gestão e acompanhamento de reservas, serviço aos hóspedes 24/7, coordenação de limpeza e lavandaria, e manutenção da propriedade. Cuidamos de tudo!
2 – Onde é que a Saferent opera?
Atualmente, a Saferent opera em Portugal, com destaque para: Porto, Lisboa e Algarve.
3 – Em que plataformas a Saferent anuncia as minhas propriedades ?
Através da implementação de uma estratégia multicanal, a Saferent é capaz de anunciar todas as propriedades em vários canais em simultâneo: Airbnb e Booking.. A nossa estratégia de divulgação incluí, também, canais diretos e offline. Temos uma equipa dedicada à gestão das plataformas, que monitoriza todas as reservas das propriedades, utilizando tecnologia especializada que garante que não existirá sobreposição de reservas nas diferentes plataformas.
4 – Trabalham com investidores de imobiliário ?
Sim, a Saferent é especialista nessa área. É um investidor com mais de 5 propriedades para rentabilizar com o alojamento local? Temos uma equipa com experiência em consultoria financeira e gestão preparada para apoiar e gerar rendimentos atrativos para investidores imobiliários. Contacte-nos e descubra a nossa oferta especial para investidores: margens mais competitivas, gestor de conta dedicado e oportunidades exclusivas de marketing.
5 – Como proprietário o que preciso de providenciar para começar ?
Só precisa de entrar em contacto connosco e de nos dar acesso à sua propriedade. A Saferent agenda uma visita ao apartamento, para avaliar a sua propriedade e definirmos todas as necessidades e regras juntos.
6 – Quais as comodidades e equipamentos que a minha propriedade deve ter para praticar alojamento local?
Estes são alguns dos itens básicos que a Saferent recomenda:
– Serviços básicos: gás, água e eletricidade
– Almofadas, édredon, protetor de colchão, cortinas, lâmpadas, armários, cabides
– Torradeira, chaleira, micro-ondas, máquina de café, caixote do lixo, condimentos básicos para cozinhar, talheres, pratos, taças, chávenas, copos, panos, panelas, secador de cabelo, piaçaba, ferro e tábua de passar a ferro
– Wi-fi e TV
Caso não tenha todo o equipamento referido, fale connosco! A Saferent irá certificar-se de que a sua propriedade está devidamente equipada: podemos comprar todo o material que necessita e cobrá-lo posteriormente.
7 – Quanto tempo a minha casa precisa de estar disponível para se qualificar para os vossos serviços?
Pedimos um mínimo de 3 meses de disponibilidade ao longo do ano, com preferência pelo máximo de semanas consecutivas possíveis de forma a maximizar a rentabilidade e reviews positivas.
8 – A minha casa não está mobilada A Saferent pode ajudar?
Sim, trabalhamos com empresas especializadas em design de interiores, experts no ramo da hospitalidade, capazes de proporcionar o melhor conforto aos seus hóspedes e aumentar o seu rendimento. Contacte-nos para obter mais informações sobre os seus serviços, preços e ficar a conhecer o seu trabalho.
9 – Quão rápidamente a minha propriedade fica online?
Em média, a Saferent é capaz de posicionar novas propriedades no mercado em uma semana. Assim que todos os requisitos legais da propriedade estiverem em ordem e a sessão fotográfica à sua propriedade for realizada, que poderá levar até 72h para o fotógrafo editar e nos enviar as fotografias finais, são criados os anúncios da sua propriedade que estarão online em menos de 24h no Airbnb e Booking. Para outros canais, como TripAdvisor e HomeAway, os anúncios poderão demorar entre 24-48h a obter aprovação.
10 – Posso alterar as configurações dos meus anúncios?
As configurações dos seus anúncios são controladas internamente pela nossa equipa, mas a Saferent irá sempre priorizar todos os seus requisitos e encontrar a melhor maneira de atendê-los. Garantimos a máxima satisfação dos nossos proprietários!
11 – O que está incluído no vosso serviço de limpeza?
A nossa equipa profissional de limpeza e lavandaria cuida de tudo! Para cada reserva garantimos a limpeza e preparação do apartamento para os novos hóspedes com toalhas e lençóis frescos – 100% de algodão e fabricados em Portugal – e ainda a reposição de comodidades como: papel higiénico, shampoo, gel de banho, chá, café, açúcar, etc.
12 – Aceitam reservas para o próprio dia?
Sim, desenvolvemos uma estratégia com elevada flexibilidade nas nossas operações, que assegura que conseguimos dar resposta a todas as reservas para o próprio dia, mantendo sempre os nossos padrões elevados de satisfação dos hóspedes.
13 – Preciso de usar a minha propriedade – como bloqueio temporariamente datas específicas?
Pode efetuar reservas na sua propriedade através da sua Conta de Proprietário na nossa plataforma. Uma vez que efetua a reserva, o seu calendário irá atualizar os anúncios da sua propriedade em todos os canais e as respetivas noites ficarão bloqueadas para os hóspedes. Entre em contacto com a nossa equipa e certifique-se apenas de que nos comunica a sua decisão com um aviso prévio e de que a sua propriedade dispõe de noites suficientes para os seus hóspedes. Antes da sua chegada, a Saferent irá garantir que a sua propriedade está totalmente preparada para o receber.
14 – O que acontece às minhas reservas atuais no caso de decidir mudar de empresa de gestão de alojamento local para trabalhar com a Saferent?
A Saferent terá todo o prazer em gerir reservas de hóspedes já existentes bem como toda a comunicação com os mesmos, desde que nos seja concedido total acesso à sua propriedade no devido prazo. Uma vez que assina contrato com a Saferent, todas as reservas existentes e futuras serão geridas de acordo com os nossos termos de gestão. Entre em contacto connosco e a nossa equipa irá responder a qualquer questão que possa ter!
Pagamentos e Preços
1 – Quanto custa o serviço de alojamento local da Saferent?
A Saferent oferece 2 opções para obter rendimentos com a sua propriedade:
Taxa de serviço de percentagem: recebemos uma comissão pelos nossos serviços que começa em 10%. As taxas de serviço são acordadas com cada proprietário individualmente, dependendo do pacote de serviços que deseja. Esta taxa é cobrada por noite reservada, menos a comissão dos canais e os serviços de limpeza e lavandaria – estes são cobrados nas taxas de reserva aos seus hóspedes.
Rendimento fixo: estudamos o mercado e o valor da sua propriedade de forma a propor-lhe um rendimento fixo por mês de acordo com o potencial da sua propriedade. A Saferent gere a sua propriedade com o mesmo modelo de negócio do alojamento local, mas acorda um valor fixo que lhe será pago mensalmente – independente dos valores gerados através do alojamento local.
2 – Tenho que pagar uma taxa inicial/de entrada para começar?
Não, a Saferent não cobra uma taxa inicial/de entrada para começar. Trabalhamos numa ótica apenas com base em comissões, o que significa que apenas paga os nossos serviços quando obtém rendimentos com as reservas efetuadas na sua propriedade.
3 – Como faço para acompanhar os meus rendimentos?
Pode acompanhar as suas reservas, calendário e rendimentos através da sua conta de proprietário na plataforma online da Saferent. Esta plataforma é atualizada em tempo real e oferece-lhe uma visão global e detalhada da sua propriedade e respetivos rendimentos.
4 – Quando recebo o pagamento?
Todos os pagamentos são processados ao dia 10 de cada mês.
5 – Existem custos adicionais?
Os custos adicionais pelos quais um proprietário pode ser responsável podem incluir, mas não estão limitados a:
– Serviços de limpeza e lavandaria após um proprietário utilizar o seu apartamento;
– Trabalhos de manutenção na sua propriedade executado pelos nossos funcionários ou empresas subcontratadas, bem como a entrega de itens requisitados pelos seus hóspedes durante a estadia;
– Pagamentos cobrados por empresas de manutenção subcontratadas e respetivas taxas de coordenação.
6 – Como posso ganhar mais com a minha propriedade arrendada pelos serviços da Saferent?
Monitorizamos constantemente o mercado e otimizamos o marketing mix de cada propriedade para obter o rácio de ocupação/preço mais alto. Desenvolvemos uma estratégia de preço dinâmica que reflete fatores como: taxas de ocupação da cidade, tendências de mercado, localização da propriedade, preços praticados pela concorrência, e muito mais! A nossa equipa de experts em hospitalidade gere a sua estratégia de preços diariamente de forma a assegurar que as taxas de ocupação e rentabilidade expectadas são maximizadas ao longo do ano.
Segurança e Regulamentação
1 – Que medidas são tomadas para garantir a segurança da minha propriedade?
A nossa equipa interna de comunicação com os hóspedes examina o perfil de cada hóspede antes de confirmar a sua reserva e solicita a todos os hóspedes uma identificação oficial antes da sua chegada. Se considerarmos que um potencial hóspede poderá não ser adequado à sua propriedade, entraremos em contacto consigo.
2 – O que acontece se os hóspedes danificarem a minha propriedade?
A nossa equipa de limpeza é treinada para identificar quaisquer sinais de danos óbvios ou substanciais na sua propriedade, e alertar a nossa equipa de comunicação com os hóspedes, sobre os respetivos problemas, que entrará de imediato em contacto com os hóspedes para cobrar o pagamento dos custos dos danos causados. No entanto, advertimos sempre os nossos proprietários de que é expectável um desgaste da propriedade, e encorajamos a procurar opções de seguros para alojamento local. A Saferent pode ajudá-lo a encontrar a opção que melhor o satisfaz!
3 – Que objetos pessoais posso deixar na minha propriedade?
Por questões de segurança, recomendamos sempre que objetos de elevado valor monetário ou sentimental sejam removidos da sua propriedade. No entanto, poderá deixar alguns pertences pessoais na sua propriedade protegidos do acesso aos hóspedes. Certifique-se apenas que fornece espaço suficiente aos seus hóspedes para guardar os seus pertences.
4 – Que certificados preciso para começar a hospedar com a Saferent?
A Saferent irá ajudá-lo a obter o certificado legal necessário para iniciar a atividade de alojamento local na sua propriedade. Para além disso, é expectável que a sua propriedade esteja de acordo com todos os regulamentos locais de saúde e segurança. Antes de iniciar atividade, recomendamos que contacte o seu fornecedor de gás e eletricidade para realizar uma inspeção e se certificar que garante todas as medidas de segurança.
5 – Posso deixar animais de estimação na minha propriedade?
Não, a Saferent não é capaz de se responsabilizar pelo bem-estar dos seus animais, pelo que não permitimos que os proprietários deixem animais de estimação nas suas casas.
6 – Existe alguma legislação aplicada ao alojamento local?
O Alojamento Local em Portugal está sujeito a leis e regulamentos que obrigam o proprietário a cumprir com requisitos fiscais, de segurança e higiene. Recentemente foi publicado no Diário da República uma nova lei, vigente a partir de dia 21 de Outubro de 2018. Para obter mais informação, por favor consulte o Decreto-Lei: n.º 128/2014, n.º 63/2015 e n.º 62/2018, ou entre em contacto com a nossa equipa.